Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pepe Mujica

Pepe Mujica agradece apoio, mas descarta tratamento fora do Uruguai

Ex-presidente uruguaio revelou esta semana que está com câncer; ele, porém, descartou a possibilidade de realizar tratamento fora do país

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/05/2024, às 07h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio - Getty Images
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio - Getty Images

José Mujica, ex-presidente do Uruguai, anunciou nesta quarta-feira, 1, que não pretende viajar para realizar o tratamento do tumor recentemente diagnosticado em seu esôfago. Ele expressou sua gratidão pelas demonstrações de apoio que recebeu tanto dentro quanto fora do país.

Aos 88 anos e lutando contra a vasculite, uma condição autoimune, Mujica revelou na segunda-feira a complexidade do prognóstico do tumor esofágico. Sua ausência foi notada durante o evento do Dia do Trabalhador, organizado pela central sindical Pit-Cnt. No entanto, ele compareceu ao tradicional churrasco organizado por seus apoiadores próximo à sua casa nos arredores de Montevidéu.

Obrigado a todas as pessoas que me ligaram do Uruguai e do exterior, e o que me desejaram do Brasil, da Argentina, dos Estados Unidos. A todos, meus agradecimentos", disse o político a jornalistas, segundo a AFP.

"Eu não vou nem à esquina. Confio nos médicos uruguaios. Agradeço muito, mas vamos ver o que podemos remendar por aqui", declarou o ex-presidente.

Solidariedade

O ex-guerrilheiro, que governou o Uruguai de 2010 a 2015, destacou que recebeu mensagens de solidariedade de pessoas de ideologias muito diferentes da sua:

Que lindo é ser uruguaio porque teve gente que me ligou com quem politicamente nos confrontamos e tivemos problemas", afirmou segundo a agência de notícias.