Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lady Di

Primeiro contrato de trabalho da princesa Diana com informação errada é leiloado

A ficha de inscrição de Diana possui valor, informação errada sobre a futura princesa e recomendação: "menina adorável”; confira!

A princesa Diana e o contrato leiloado - Getty Imagens e Reprodução / Auctioneum Ltd
A princesa Diana e o contrato leiloado - Getty Imagens e Reprodução / Auctioneum Ltd

“Cozinheira básica”, “trabalho doméstico”, “animais” e “dançarina de balé”: essas foram as competências listadas pela jovem Diana Spencer em seu primeiro contrato de trabalho para o cargo de babá em uma agência do Reino Unido, antes de se tornar princesa de Gales dois anos depois. Leiloada nesta semana por £ 8.470, equivalente a R$ 45.550, a ficha de inscrição datada de 1979 foi adquirida por um colecionador anônimo nos Estados Unidos.

[Colocar ALT]
Contrato da princesa Diana - Reprodução / Auctioneum Ltd

Destaca-se um pequeno erro entre os dados preenchidos pela adolescente Diana algumas semanas após sua mudança para Londres: ela registrou sua data de nascimento como 1º de julho de 1960, quando, na verdade, nasceu em 1º de julho de 1961. Especula-se que, com apenas 17 anos na época, ela possa ter alterado a idade para parecer mais velha e aumentar suas chances de conseguir o emprego ou um salário melhor.

No contrato, a jovem indicou sua religião como "protestante" e afirmou não saber dirigir. Não especificou o tipo de trabalho que buscava ou sua expectativa salarial, apenas expressou o desejo de encontrar emprego "o mais rápido possível".

O cargo descrito previa atuações temporárias como babá, assistente e cuidadora de crianças. Antes disso, em 1978, Lady Diana Spencer havia apenas trabalhado informalmente para amigos e familiares.

Origem do contrato

Segundo o leiloeiro Andrew Stowe, da Auctioneum Ltd, responsável pelo leilão, houve interesse de licitantes dos EUA, Hong Kong, Canadá e Austrália. “Pouco mais de dois anos depois, Diana Spencer se tornaria princesa de Gales e sua vida nunca mais seria a mesma. Este contrato é um dos últimos momentos 'normais' da vida de Diana antes dela ser colocada no centro das atenções”, disse ele em uma nota divulgada pela BBC.

Andrew Stowe segurando o contrato de Diana - Reprodução / Auctioneum Ltd

A Solve Your Problem Ltd. era uma empresa de recrutamento fundada por Mary Cook, uma ex-condessa portuguesa que se estabeleceu em Londres após seu divórcio. Stowe comentou que era uma agência de alto padrão, que fornecia funcionários para residências reais e casas de pessoas ricas e famosas em Londres.

Cook guardou o contrato como lembrança, e acabou sendo repassado aos atuais proprietários da empresa, que o venderam, de acordo com o portal O Globo.

Lady Diana Spencer faleceu em um acidente de carro em agosto de 1997, deixando seus filhos, os príncipes William e Harry, com apenas 15 e 12 anos respectivamente. Na época de sua morte, aos 36 anos, a princesa Diana já estava divorciada do príncipe Charles há um ano, após uma união de 15 anos.