Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Colunas / Paulo Rezzutti / Palácio de Versalhes

'Big Brother do rei': Confira curiosidades sobre o Palácio de Versalhes

O escritor e pesquisador Paulo Rezzutti respondeu algumas das curiosidades já pesquisadas sobre o Palácio de Versalhes

Isabelly de Lima Publicado em 22/03/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Palácio de Versalhes, na França - Pixabay
O Palácio de Versalhes, na França - Pixabay

O Palácio de Versalhes, majestosamente situado na cidade homônima a oeste de Paris, transcende a mera definição. Este complexo monumental representa um símbolo do absolutismo francês e ostenta uma riqueza artística e histórica incomparável.

Versalhes foi mais do que uma residência real, era a personificação do absolutismo. A grandiosidade do palácio e a ostentação da corte representavam o poder absoluto do rei e a riqueza da França — ainda que, mais tarde, em 1789, tenha se tornado símbolo da Revolução Francesa, símbolo da decadência do antigo regime.

O Palácio de Versalhes visto de cima - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons

O palácio também era conhecido popularmente por abrigar uma espécie de 'reality show' entre as interações da população com o rei vigente da época. Tudo era feito para garantir visibilidade.

Para entender melhor os detalhes do Palácio de Versalhes, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti conversou com o site Aventuras na História a respeito de perguntas já feitas no Google sobre o antigo local.

Qual a história do Palácio de Versalhes?

O Palácio de Versalhes foi erguido por ordem do rei Luís XIV, conhecido como “Rei-Sol”, em uma antiga propriedade de caça comprada pelo seu pai, Luís XIII, cerca de 20 km de Paris. Segundo o escritor, a área já contava com um castelo menor, aproveitado pelo arquiteto Louis Le Vau para construir a nova propriedade, que passou a ser erguida em 1661.

O rei Luís XIV, conhecido como "rei-Sol" - Domínio público

“A construção de Versalhes levou mais de 50 anos, incluindo o paisagismo de um parque de 800 hectares e a criação de uma cidade inteira para abrigar os servidores, também chamada Versalhes, que, em 1715, já tinha 30 mil habitantes”, afirma Paulo.

Tempos depois, Luís XIV transferiu a corte para Versalhes e, a partir de 1682, obrigou os titulares da nobreza a permanecerem, ao menos, parte do ano na propriedade.

Isso tinha o objetivo de controlá-los, para evitar que se rebelassem como aconteceu durante sua infância com a Fronde, uma série de revoltas da aristocracia que buscavam limitar o poder do rei e manter certas prerrogativas feudais que beneficiavam os nobres”.

Quem morava em Versalhes?

Residiam no Palácio de Versalhes a família real e aristocratas de maior estirpe que recebessem o benefício real de viver num apartamento da propriedade. Os demais tinham residência na cidade de Versalhes ou em Paris.


Quem é o dono do castelo atualmente?

Após anos pertencendo à família real e ter sido palco de uma das maiores revoluções da história, o palácio hoje está sob o domínio do governo da França, explica Rezzutti.

Parte do jardim do palácio - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons


Quantos quartos tinha?

Graças ao tamanho, é de se imaginar que a estrutura abrigue grandes cômodos e os mais diversos deles, certo? De acordo com Paulo:

O número de aposentos cresceu durante o período de construção, até chegar ao número atual, com cerca de 700 quartos”.

Atualmente, é possível alugar um quarto no palácio, graças ao hotel Le Grand Contrôle, o primeiro situado nas propriedades do palácio francês, com móveis e decorações relacionadas ao período da monarquia.

Um dos 700 quartos do palácio - Wikimedia Commons, sob licença Creative Commons

No entanto, para alugar uma acomodação, é necessário desembolsar, segundo a Casa Vogue, entre 1.700 a 25.000 euros (R$ 9 mil e R$ 135 mil na cotação atual).


Versalhes era um ‘Big Brother’?

Em vídeo sobre o Palácio de Versalhes, PauloRezzutti resgata um ritual intrigante idealizado pelo monarca para destacar os membros da corte. Por meio de uma reverência cuidadosamente coreografada, os nobres buscavam se aproximar do rei, almejando visibilidade.

Essa tradição, semelhante a um reality show da época, era vista como um caminho para ascender na escala social e alcançar a fama.

Na corte de Versalhes, os nobres se comportavam como participantes em um grande espetáculo, competindo pela atenção e aprovação do "rei-juiz". O desempenho impecável era crucial para garantir o sucesso e a ascensão social.

Para os aristocratas, era um jeito de se destacar aos olhos do rei, a ponto de receber uma das inúmeras funções na corte. Além do prestígio pessoal, essas funções também traziam remunerações, algumas delas bem polpudas”, explica Paulo.

Para saber mais sobre o famoso palácio, confira o vídeo completo do escritor: