Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Holocausto: 6 dúvidas que você já pesquisou no Google sobre o genocídio

Em entrevista, o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti respondeu algumas das principais perguntas populares sobre o Holocausto

Isabelly de Lima Publicado em 12/03/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campo de concentração de Auschwitz - Domínio público
Campo de concentração de Auschwitz - Domínio público

O Holocausto compreende um período de horror e atrocidades que marcou a história da humanidade durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 1933 e 1945, o regime nazista, liderado por Adolf Hitler, perseguiu e assassinou sistematicamente milhões de judeus.

A perseguição nazista não se limitava aos judeus. Outros grupos também foram vítimas da ideologia genocida, incluindo pessoas com deficiências, homossexuais, comunistas, opositores políticos em geral, ciganos e outros grupos. Dentre as leis discriminatórias e os campos de concentração, o Holocausto ficou conhecido como uma mancha na história da humanidade.

Exatamente por ser um assunto delicado, o Holocausto também levanta muitas dúvidas, devido a sua complexidade. O site Aventuras na História conversou com o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, que comenta sobre o assunto em seu canal oficial, no quadro ‘A História Não Contada’, sobre algumas das perguntas feitas no Google sobre o período. Confira:

Por que o Holocausto tem esse nome?

Rezzutti explica que a palavra “holocausto” vem do grego holó, “todo”, e káustos, “queimado”, e era originalmente usada para indicar um sacrifício religioso em que a vítima era queimada.

Esse termo foi usado na tradução grega da Bíblia para descrever um antigo ritual judaico, ocorrido no Templo de Jerusalém, no qual os fiéis faziam oferendas que eram queimadas.

Mussolini e Hitler durante desfile - Domínio público

Na Idade Média, “holocausto” passou a ser usado, por extensão, para indicar massacres. Entretanto, foi a partir dos anos 1960 que a historiografia passou a utilizar esse termo para se referir ao massacre de vítimas do regime nazista nos anos 1940.

O termo usado pelos próprios judeus é Shoah, que significa “catástrofe” em hebraico”, diz Paulo.

O que o Holocausto defendia?

O termo “Holocausto” é posterior e não era usado na Segunda Guerra. Os nazistas utilizam o eufemismo “Solução Final” para o extermínio de massa dos judeus, que foi conhecido como Holocausto. O objetivo da “Solução Final” era eliminar todos os judeus da Europa.


Quem libertou os judeus dos alemães?

O primeiro campo de concentração a ser liberto foi o de Majdanek, na Polônia, com a chegada de tropas soviéticas em 23 de julho de 1944. Segundo Rezzutti, foram os soviéticos os responsáveis pela libertação da maior parte dos campos de extermínio, localizados na Polônia e pela descoberta do que acontecia internamente. O maior de todos, Auschwitz, foi acessado pelas tropas em 27 de janeiro de 1945.

Pessoas presas no campo de Auschwitz - Domínio público

“Os outros campos, que ficavam na Alemanha, foram libertos pelos norte-americanos”, disse em contraponto.


Por que os nazistas se chamavam de socialistas?

O nome original do partido que ficou conhecido como Partido Nazista, embora nunca oficial, era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Essa era uma organização ultranacionalista minúscula, que, embora não fosse contrária à organização capitalista, defendia que a riqueza da Alemanha deveria ser dividida entre os trabalhadores, mas apenas os de origem ariana, conforme informado por Paulo.

Adolf Hitler cumprimentando soldados nazistas - Domínio público

Foi ideia de Adolf Hitler acrescentar o termo “socialista” ao nome da organização, com o objetivo de atrair trabalhadores com ideias mais à esquerda. Assim, ela ficou conhecida como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Mais tarde, todas as lideranças de esquerda foram sumariamente executadas na chamada Noite dos Longos Punhais, em 30 de junho de 1934”.

O que aconteceu com os soldados alemães?

Rezzuti afirma que a situação dos soldados depende de quem teria os capturados. “Tropas soviéticas e canadenses, por exemplo, tinham maior probabilidade que as norte-americanas de executar os alemães capturados em vez de mantê-los prisioneiros”.

A maioria dos prisioneiros de guerra, de baixa patente, recebeu a liberdade nos anos seguintes à guerra, entretanto, os capturados pelos soviéticos, quando não eram executados, acabavam enviados para campos de trabalhos forçados. Alguns só retornaram a seu país em 1956.

Desfile do aniversário do partido nazista - Domínio público

Por outro lado, alguns oficiais de alta patente foram julgados com outros líderes nazistas por um tribunal criado especialmente, nos chamados julgamentos de Nuremberg.


Como foi o pacto de não-agressão?

O Pacto Germano-Soviético foi assinado em 23 de agosto de 1939 pelos ministros das Relações Exteriores da União Soviética e da Alemanha, razão pela qual também ficou conhecido pelo nome deles, Pacto Molotov-Ribbentrop.

Mulheres no campo de concentração de Auschwitz - Domínio público

Oficialmente, o acordo previa que os dois países concordavam em uma política de não agressão mútua, ou seja, que não atacariam reciprocamente e não participariam de tratados com outras potências que prejudicassem os interesses da outra parte.

Entretanto, também havia uma parte secreta que determinava a divisão de uma área do Leste Europeu entre as duas nações.

Por essa determinação, a Polônia era dividida entre a Alemanha e a União Soviética. A invasão desse país pelos alemães, em 1º de setembro, deu início à Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos ocuparam a outra metade duas semanas mais tarde”, diz Paulo.

O Pacto Molotov-Ribbentrop foi rompido pela Alemanha em junho de 1941, quando tropas alemãs invadiram a União Soviética, levando ao país a entrar na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados.

Para conferir mais curiosidades sobre o Holocausto, confira o vídeo do pesquisador em seu canal oficial: